SOBRE
CONTATO
LOJA
COLAGENS
ENGLISH

11 de janeiro de 2013

Como usar lilás na decoração

Seguindo a série de posts sobre cores, vamos falar do lilás na decoração.

Decoração com lilás

Já foi a minha cor preferida, fica ótimo em quarto de bebê e é uma boa opção para meninas que querem fugir do cor-de-rosa. Porém, mudando um pouquinho o tom, fica perfeito para quartos masculinos e de casal, se ajustando incrivelmente a cada conceito.

Alguns efeitos simbólicos:

• Em psicologia está relacionado com a intimidade e a sublimação, e indica sentimentos profundos.
• É a cor das viúvas; na liturgia católica, a do carisma.
• O aparecimento do violeta na aura humana se interpreta, se é clara, como algo espiritual, e como algo depressivo, se é escura.

Decoração com lilás e preto

O lilás já foi uma cor muito marcante em funerárias, lembrava tristeza e enterro, mas depois que começou a fazer sucesso na decoração de interiores, esse simbolismo ficou esquecido (ou pelo menos, deveria estar). É claro, como venho repetindo aqui, que é necessário bom senso, já que qualquer cor ou coisa em excesso na decoração pode ter o efeito completamente oposto ao que teria se usado em pouca quantidade ou em uma quantidade equilibrada. Por exemplo, o quarto na foto acima em lilás (mais pro roxo) e preto. Ficaria depressivo e gótico se o mobiliário fosse clássico e se não tivesse uma boa dose de branco. Mas como tudo está em harmonia, ficou um quarto bastante elegante. Já no quarto abaixo, o lilás foi usado nos detalhes e misturado com cinza, com móveis bem clássicos, deixando o ambiente mais delicado.

Decoração com lilás e cinza em estilo clássico

Decoração com lilás e branco

O roxo (que é um tom de lilás mais escuro, penso eu) fica muito legal com estampas e padrões coloridos. E fica incrível com o amarelo (que é sua cor complementar). Papéis de paredes listrados também combinam.

Decoração com lilás

Decoração com lilás

E fazendo esse post lembrei de quando eu tinha uns 10 anos e a minha mãe me deixou reformar o quarto e escolher o que eu queria. Pintei todas as paredes (lol) de lilás e comprei todos os móveis com cor clarinha. Daí eu tinha uma colcha com formas geométricas na cores vermelho, laranjado e amarelo que era a que eu mais adorava usar porque alegrava o quarto (considerando que o lilás é uma cor fria…). Não encontrei nenhuma foto que mostrasse o quarto com esses detalhes, mas cavei uma bem bonitona que eu tirei um dia e mostra bem a cor da parede:

Decoração com lilás

Vejo vocês na próxima cor: cor-de-rosa.

assinatura blog

4 comentários:

  1. Adoramos o post! Achamos o lilás uma ótima opção para quem deseja dar um ar mais suave ao ambiente!

    Confira mais novidades e dicas de decoração em nosso blog http://bit.ly/BlogGazoni e em nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/gazonimoveis

    ResponderExcluir
  2. Eu não era muito fã de lilás até ver essa terceira foto, babei horrores.
    Beijo-Thay do princesadoavesso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Thay! Que bom que gostou. É bom observar várias combinações de uma mesma cor, né?! :*

      Excluir