Como criar ambientes inspirados em Alice no país das maravilhas

Uncategorized

alice no país das maravilhas
Em um post da semana passada (Quartos temáticos inspirados em filmes) eu falei um pouco sobre como colocar um conceito em um quarto temático sem exagerar. Resolvi falar um pouco mais sobre isso no post de hoje, mas mostrando um exemplo muito conhecido, e usando várias imagens. O exemplo em questão é com o tema Alice in wonderland (Alice no país das maravilhas, aqui no Brasil). Quando falo em exagero, me apego ao fato de quartos de dormir PRECISAM ser ambientes que induzem ao descanso. Cansa a vista e a mente ambientes carregados de mais.

O livro pode ser interpretado de várias maneiras. Uma das interpretações diz que a história representa a adolescência, com uma entrada súbita e inesperada (a queda na toca do coelho, iniciando a aventura), além das diversas mudanças de tamanho e a confusão que isso causa em Alice, ao ponto de ela dizer que não sabe mais quem é após tantas transformações (o que se identifica com a psicologia adolescente).”

Os elementos mais conhecidos na história são: o relógio do coelho, o chapéu do chapeleiro, as cartas de baralho da rainha de copas, as Xícaras e bules e o padrão xadrez. Uma outra característica muito visível é o fato de que os objetos tem tamanhos desproporcionais (mesas gigantes, portas pequeninas…).

quarto alice no país das maravilhas
No quarto da imagem acima, notem que a cabeceira da cama faz uma curva, ficando com uma altura grande em uma ponta e uma altura pequena na outra ponta. O piso é xadrez e o criado-mudo é uma xícara tamanho gigante. A colcha de cama é azul (exatamente no tom do vestido da Alice).

Já na imagem abaixo, o quarto seria completamente normal (sem ser temático) se dependesse apenas do mobiliário. O piso é de madeira (bem normal)…a graça do tema ficou por conta da pintura das paredes e do teto, que tem ilustrações da história.

quarto alice no país das maravilhas
quarto alice no país das maravilhasquarto-bebe-alice-pais-maravilhas-11
O quarto acima, é um quarto de bebê (esse mesmo é que não podia ser carregado de cores e coisas). As paredes são todas azuis (do mesmo tom do vestido da Alice, novamente) e ganhou detalhes da história, como um bonequinho do chapeleiro, uma peça de xadrez em tamanho gigante, xícaras pequenas com formas irregulares (não mostrada nas imagens acima).

No quarto abaixo, o teto ganhou ilustração. O sofá (cama?!) é clarinho e, apesar das formas onduladas no encosto (cabeceira?!), o quarto continua sem lembrar muito a história. Aí colocaram cortinas, uma bem vermelha (que provavelmente faz referência à rainha vermelha, de Alice no outro lado do espelho) e outra de tecido fino, com frases (provavelmente trechos da história). Percebam como o quarto ficou lúdico e sem deixar de ser discreto.

quarto alice no país das maravilhas
Quarto predominantemente branco abaixo, com a maioria dos detalhes em azul. Observem a cortina azul e amarela que mais parece que recortaram o vestido da Alice *-*, a cadeirinha e o criado mudo com padrões irregulares (quadriculado xadrez, quadriculado azul…) e o chapéu estilo cartola em cima da prateleira.

quarto alice no país das maravilhas
O quarto da foto abaixo fica no hotel seven Paris. A iluminação nesse quarto deixa tudo mágico. O tema está bem discreto e aparece nos detalhes. Notem o coelho preso na parede, o gato sorridente sobre o encosto do sofá, o abajur de chão que chega quase no teto…AMEI a parede de relógios (!).

quarto alice no país das maravilhas
O quarto abaixo imagino que seja do show room de alguma loja (devido a quantidade de elementos temáticos reunidos no mesmo pequeno espaço). Mas fica a ideia de usar pôsters do filme. Ou quem sabe ter na parede uma página do livro (de preferência com uma ilustração bem marcante) em tamanho gigante (!).

quarto alice no país das maravilhas
quarto alice no país das maravilhas
Adoro a foto desse closet com a colagem em preto e branco na parede de fundo e as luminárias pendentes com cúpula de chapéu.

quarto alice no país das maravilhas
Abaixo seguem duas imagens, uma com ladrilhos hidráulicos com padrões que tem a ver com as cores do tema e outro com uma perspectiva bem lúdica na parede.

sls-hotel-beverly-hills-21tndl-down-the-rabbit
Abaixo, imagens do ambiente ARMAZÉM DO ARTESANATO projetado pela arquiteta Laila Mackenzie Mendonça para Casa Cor Brasília 2012.

quarto alice no país das maravilhas
quarto alice no país das maravilhas
quarto alice no país das maravilhas
quarto alice no país das maravilhasquarto alice no país das maravilhas
(Fonte das imagens: Cassiamatos, josefinarosacor, braxtonandyancey)

assinatura blog

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Nickson Lubarino
    21 Outubro, 2014 at 4:40 am

    Achei tudo lindo!
    As cadeiras estampadas com os personagens, foi a que mais gostei!!!

  • Reply
    Eloisa Brito
    9 Setembro, 2013 at 6:17 pm

    Não sabe como encontrar esse criado mudo não?

    • Reply
      thyeme
      9 Setembro, 2013 at 7:18 pm

      Oi Eloisa, você se refere ao criado mudo de xícara?

  • Reply
    Beatriz Sousa
    24 Fevereiro, 2013 at 1:46 pm

    Oi então, tô passando em todos os blogs do grupo do DDQ, para conhece-los e ver os mais legais pra eu sempre tá lendo. E também claro gostaria que visita-se o meu

    http://www.estilodegarota.com

    Beijos <3

  • Leave a Reply