Como escolher a cortina ideal para o quarto (parte 1)

Uncategorized
Cor, tecido, tamanho e estilo. Acertar na escolha da cortina pode parecer mais difícil do que realmente é, mas com algumas dicas tudo fica bem mais prático. A verdade é que em janeiro desse ano, enquanto eu estava em viagem, um senhor passou na praia (pois é, na praia) vendendo cortina feita com fibra de coco. Achei as cortinas a coisa mais fofa do mundo, o preço era muito convidativo $$ e eu sabia que quando voltasse para brasília precisaria comprar uma com urgência (pelo menos a cortina do quarto) então, por que não? Só que eu não lembrava quais as medidas da janela e comprei apenas achando que ia servir…continuo achando a cortina fofinha, só que depois de instalada virou uma espécie de funil, na parte de cima da janela ficou perfeita (como eu previ na minha mente), mas o caimento ficou terrível. Agora tenho uma cortina gracinha em casa, que tem que viver amarrada. Resumindo: Preciso comprar outra cortina.
Com esse post (e os próximos, porque dividi esse assunto em quatro), espero poder ajudar a que vocês não cometam o mesmo erro.

quarto lindo
Nesse primeiro post a gente vai conhecer os ítens que compõe as cortinas e os tipos de suportes. Nas próximas, vamos falar sobre as medidas ideais, os tipos de tecidos e onde comprar (e o que considerar na hora da compra).

Na imagem abaixo, segue o nome dos principais ítens que compõem uma cortina:

ítens da cortina
 Bandô – Ornamento de tecido fixado na parte superior da cortina com o intuito de enfeitá-la ou de esconder o trilho.
Barra – Ou bainha, é a dobra costurada na parte inferior que dá acabamento à peça.
Braçadeira – Cordão ou faixa com a função de amarrar a cortina nas laterais, quando aberta. O mesmo que abraçadeira.
Ponteira – Acessório que arremata e ornamenta as extremidades do varão.
Varão – Bastão de madeira, metal ou plástico que, apoiado em suportes (de teto ou de parede), sustenta a cortina. Dependendo do caso, pode ser substituído pelo trilho.

Segue um link com 25 termos técnicos sobre cortinas (clique).

Abaixo, segue uma imagem com os principais tipos de suportes:

suportes

  • Passantes de tecido, lacinhos, suporte de tecido inteiriço e ilhoses são tipos de suportes muito bonitos, porém, são mais decorativos já que não correm muito bem no varão. Os lacinhos podem ser da mesma cor do tecido ou de cor diferente (!) e fica lindo em quartos de bebê, já o suporte passantes de tecido fica muito bem sobre persianas ou rolôs.
  • O modelo com argolas está sempre na moda, o que muda sempre são os materiais usados nas argolas, que podem ser metal cromado, dourado, ouro velho, madeira e até mesmo plástico.
  • O modelo de painel pode ser de tela ou lona e é muito utilizado em escritórios, ambientes modernos ou para cobrir janelões de ambientes com pé-direito alto, presos por trilhos.
  • As romanas se “encolhem” à medida que são suspensas (são as minhas preferidas *-*). Podem ser usadas sob xales, estendendo-se até o chão ou podem ser curtas, feitas com pouco tecido, apenas para cobrir a janela. As rolôs são muito utilizadas para cobrir janelas pequenas (o caso de cozinhas, por exemplo) ou em home theaters com tecido blackout, que impede a passagem da luz externa.

No próximo post, vamos ver sobre as medidas ideias para que a cortina fique bem instalada.

assinatura blog

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply